@tocomfomemae

26 de julho de 2018

Raclette: como servir


Ainda pouco conhecida no Brasil, a raclette serve como refeição, assim como o fondue, nos dias mais frios. A raclette, na verdade, é um queijo suíço e derretido em um lume (chapa de ferro aquecida) e servido sobre pedaços de pão.
 

Assim como as panelas de fondue, também é possível encontrar diversos tipos de racleteiras (que podem servir de 4 a 12 pessoas). É um aparelho elétrico e possui um grill na parte superior e pás na parte inferior. É aquecida por uma resistência e permite que os queijos derretam e que o grill grelhe. São dispostas no centro da mesa e cada um compõe seu recheio nas pás individuais.


No grill são preparadas as proteínas e legumes que demoram mais tempo de cozimento, além de tostas as fatias de pães. Nas pás costuma-se colocar as batatas cozidas cortadas em fatias grossas e queijo. Então é só levar para aquecer e esperar o queijo derreter.
 

A melhor parte da raclette é que permite diversas combinações de sabores. Os ingredientes mais clássicos são os queijos, batatas cozidas com casca e fatias de pão. Algumas variações sugeridas:
- Frios: copa. presunto cru, calabresa, bacon, salsicha
- Legumes: cogumelos, pepinos, tomates, milho verde cozido, abobrinha
- Carnes em tiras, frango em tiras


Não existe uma receita certa - o ideal é criar diferentes combinações e deixar à disposição para que cada um se sirva da maneira que preferir. Assim como o fondue, não é uma refeição rápida. O mais gostoso é usar o momento para compartilhar com os amigos e família e apreciar a refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário