@tocomfomemae

20 de novembro de 2018

Salgados (Curitiba)

Curitiba é a capital do Paraná, ao Sul do Brasil, e uma cidade cheia de história e também de comidinhas muito tradicionais. Tem vários bairros que estão cheios de restaurantes e bares e com um ótimo custo x beneficio. Coloquei aqui algumas as comidinhas salgadas que comi em Curitiba e a indicação de onde comê-las. A parte doce virá ainda nessa semana!

  • Carne de Onça
O nome desse prato pode assustar e muita gente já me perguntou se era de onça de verdade, mas esse patrimônio de Curitiba é feito com carne moída magra temperada com cebola, páprica, azeite, sal, pimenta do reino e servida sobre uma broa e coberta com cebolinha picada. Fica muito bem acompanhada de mostarda escura.

Carne de onça muito bem servida e com muita cebolinha no Paraguassu Grelhados

Carne de onça no Bar do Alemão com batata frita e salada agridoce

  • Pierogi
Os colonizadores poloneses chegaram no Paraná por volta de 1871 e trouxeram várias influências e tradições culinárias. Uma delas é o maravilhoso Pierogi do Tadeu, aos domingos na Feirinha do Largo da Ordem. Trata-se de uma massa polonesa bem macia, recheada de ricota e batata e coberta com molho de calabresa ou de cogumelos. O Pierogi do Tadeu existe desde 1989 e fica em outras feiras durante a semana.


  • Kurtos Kalacs
Há muito tempo eu sigo o Kurtos Kalacs e sempre tive vontade de experimentar esse pão doce de origem tcheca bem macio e com casquinha de açúcar e canela. Atualmente os kurtos já evoluíram e os recheios e coberturas são diversos, tanto doces como salgados. Escolhi um salgado com casquinha de queijo e lemon pepper e à parte cream cheese. A massa realmente é muito macia e derrete na boca. O mais legal é que esse espaço fica no Curitiba Sunset, com uma bela vista para o Museu do Olho.


  • Empada
A empada do Caruso é um clássico em Curitiba e não pode ser deixada de lado. A massa é folhada ao invés da massa podre, muito crocante e desmancha na boca. Há mais de 60 anos é feita a mesma receita e tem uma placa bem grande dizendo que é utilizada azeitona com caroço no recheio.


  • Pizzaria Itália
Se existe algo que você deve fazer pelo menos uma vez na vida é pedir uma fatia de pizza de muçarela na Pizzaria Itália com uma vitamina mista no balcão. A massa da pizza é bem alta, base crocante, com camada generosa de queijo e orégano. A vitamina é feita com morango, mamão, abacate, sorvete, leite e açúcar.


  • Bolinho de carne
O bolinho de carne é algo tão tradicional em Curitiba que existe até um festival pela cidade para eleger os melhores. Os bolinhos tem o recheio suculento no meio e a casquinha crocante. Os meus favoritos são sem dúvida o do Barbaran (muito servido num pão francês e com maionese) e do Torto Bar (muito macio e também preparado na versão vegetariana com proteína de soja).

  • Coxinha da Dois Corações
Coxinha para mim é algo bem paulistano, mas me surpreendi muito com a coxinha da Dois Corações. O local é uma lanchonete e confeitaria com uma grande estufa com vários salgados, dentre eles a coxinha com recheio de frango com catupiry. Ela é grande, bem recheada e com a massa bem crocante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário